Lutas Amadoras | Jovens do Casa Pia AC começam a defender os três títulos no Beat The Street
O Casa Pia AC inicia no sábado a defesa dos seus três títulos consecutivos no circuito Beat The Street de Portugal, no primeiro evento da edição de 2020 desta competição da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, que se realiza no Pavilhão dos Esteiros, na Cruz Quebrada.
Duas dezenas de lutadores masculinos e femininos, até aos 13 anos de idade, vão representar o Casa Pia AC no primeiro Beat The Street de Portugal de 2020, no dia em que se dá início ao calendário nacional de competições de Lutas Amadoras, que conta igualmente com o primeiro Open de Portugal e o primeiro METC (prova que determina o ‘ranking’ anual das equipas), ambos marcados igualmente para o Pavilhão dos Esteiros.
Os jovens lutadores casapianos, que vão ser orientados pelo treinador Rui Passos, iniciam a defesa de um título que em 2019 foi revalidado pela segunda vez, tendo então vencido sete dos nove eventos do Beat The Street e conquistado um total de 59 medalhas de ouro.
Em termos individuais, no ano passado o destaque pertenceu à Benjamin Luana Soares e ao Infantil José Gomes (ambos com sete medalhas de ouro), seguidos do Benjamin Rodrigo Monteiro, da Infantil Erica Marta e dos Iniciados Mauro Tavares e Luís Inácio (todos com seis).
O Beat The Street, que é promovido pela Federação Internacional de Lutas Amadoras (United World Wrestling – UWW) e está a ser implementado em vários países, é um movimento baseado na comunidade que permite o acesso de novos atletas às Lutas Olímpicas, com o objetivo de desenvolver todo o potencial humano dos participantes.
O evento realiza-se em Portugal pelo quarto ano, tendo sempre registado o triunfo do Casa Pia AC. Apesar de não haver uma classificação coletiva, o vencedor é o clube que consegue o maior número de lutadores no primeiro lugar do pódio no final de cada ano.
O atleta e treinador do Casa Pia AC Hugo Passos não vai acompanhar os jovens atletas do clube, uma vez que entre 24 de fevereiro e 14 de março está na Bulgária na qualidade de selecionador nacional de Luta Olímpica, num estágio com atletas da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras.