Mais um Casapiano com a distinção de Sócio Honorário e de Mérito da A.F.L.
No passado dia 1 de abril, realizou-se a entrega de diplomas e emblemas aos novos sócios Honorários e de Mérito da Associação de Futebol de Lisboa. Estiveram presentes o Diretor Hélder Tavares e os associados António Silva, Vitor Coelho e Carlos Correia, este último, antigo atleta do Casa Pia AC, diretor e colaborador do Jornal o Casapiano e da Associação Casapiana de Solidariedade, coube a honra de ser um dos novos embaixadores da A.F.L. recebendo a distinção de Sócio Honorário e de Mérito da Associação de Futebol de Lisboa.
Carlos Correia, veio assim juntar-se a um número significativo de casapianos distinguidos ao longo dos tempos, recordamos apenas alguns dos nomes como o de António Pinho, Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis seguidos de José Sampaio Costa, Vítor Ribeiro da Silva, Laurentino Costa, Marques Cândido, Baptista Gonçalves, José Luís dos Anjos Pereira, Major Bandeira de Carvalho, Augusto Poiares e Alfredo da Conceição Ribeiro.
Esta importante distinção por parte da Associação de Futebol de Lisboa é também uma justa homenagem à Casa Pia de Lisboa e ao Casa Pia Atlético Clube-Ateneu Casapiano, que de forma ativa e decisiva contribuíram para a regulamentação, divulgação e implementação do Futebol em Portugal.
É já longa a história entre as instituições. Em 1910 foi Fundada a Associação de Futebol de Lisboa, constando na lista dos 64 sócios individuais fundadores, nomes de casapianos como Cosme Damião, Daniel Queiroz dos Santos, António do Carmo, João Carvalho Persónio, Major José da Cruz Viegas os Escultores José Neto e Francisco dos Santos, e ainda João Gomes Vieira e Joaquim Almeida Henriques.
António do Carmo, terá sido o 1º. Tesoureiro, João Carvalho Persónio o 1º. Secretário (em conjunto com Félix Bermudes), e Cosme Damião parte integrante do 1º. Conselho Fiscal. António do Couto, Francisco dos Santos, Daniel Queiroz dos Santos, José da Cruz Viegas, José Neto e Cosme Damião fariam parte do grupo dos primeiros árbitros da Associação.
José da Cruz Viegas e a António do Couto terão sido nomeados primeiros Presidente e Vice-Presidente da Direção de Juízes de Campo.
O Escultor José Neto, concebeu a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, disputada pela primeira vez na época de 1914/15, com Cosme Damião e Pedro Del Negro pertenceu também à Comissão Administrativa da Liga Portuguesa de Futebol após a morte do seu Presidente o casapiano Dr. Januário Barreto.