Casa Pia Atlético Clube - Site Oficial
Juniores | 2023-02-20

César Lacerda: “O importante é que o Casa Pia tenha sucesso"

César Lacerda, treinador da equipa de juniores, integrou o projeto juntamente com o treinador adjunto Ricardo Rosa desde o passado dezembro. A competitividade do campeonato e a qualidade que a equipa demonstrou foram o motivo pelo qual aceitou o convite. Em entrevista, o treinador fala-nos da sua visão, objetivos e da mensagem que pretende passar aos atletas, primeiro o coletivo e só depois a individualidade.

Com que metas agarrou neste projeto?

O objetivo é a manutenção, garantir que o Casa Pia para o ano está na 1ª Nacional de juniores, até para conseguir estar dentro do projeto de formação que o Clube tem atualmente, que é competir nas competições mais elevadas a nível nacional e com equipas mais competitivas, o que depois é consequente na qualidade da formação do Clube.

Em relação aos atletas, sente que estão no caminho certo?

Quando entrámos sentimos que a equipa acreditava na mensagem que transmitimos, fomos muito claros e assim que chegámos dissemos que o objetivo era claramente a  manutenção e eles estavam motivados para tal, tanto que em todas as unidades de treino não precisamos de os motivar, eles aparecem sempre com vontade de treinar, de ouvir, de fazer, e de querer sempre um bocadinho mais, às vezes até mais do que estamos à espera, o que é positivo e revela que o grupo tem qualidade, não só a nível do futebol mas também humano, os miúdos são bons miúdos, querem trabalhar, querem evoluir, querem ser melhores, acho que isso também é uma grande vantagem e foi por aí que esta ligação se tornou positiva, entre equipa técnica e jogadores.

O que tem contribuído para os resultados positivos?

O que tem contribuído bastante para que os resultados tenham vindo a ser positivos é a excelente interpretação que os atletas têm da ideia do que nós propusemos. A nossa grande vantagem é os miúdos acreditarem e interpretarem de forma positiva aquilo que queremos transmitir, claro que tudo depende de resultados, está tudo a correr bem e os miúdos estão a interpretar a ideia, a bola vai entrando, se por alguma razão começarmos a perder, tudo volta para trás e temos de voltar a repensar e equacionar.

Que mensagem é passada à equipa? 

A grande mensagem que nós passamos: o importante é que o Casa Pia tenha sucesso, porque o sucesso do Casa Pia vai ser o sucesso individual, no entanto, se só nos focarmos no individual, muito provavelmente não vamos ter sucesso coletivo, e aí o Casa Pia vai sair a perder. É nisso que temos batalhado, que pensem mais no coletivo, pensem mais no clube, na entidade que representam, depois o individual com certeza vai sair valorizado. Enquanto não perceberem que o coletivo e que o Clube são muito maiores do que todos nós, não vamos encarar os jogos com devemos encarar. 

E depois, é que acreditem neles, nós acreditamos, independentemente de serem do primeiro ou segundo ano de escalão, joguemos com o primeiro classificado ou o último, tentamos sempre que eles abordem o jogo da mesma forma, que é respeitar o plano de jogo e acreditar neles próprios e claramente uns nos outros, e que é possível fazermos 3 pontos em cada jogo e consequente manutenção no final do ano.

Objetivos para o futuro, quais são?

Não consigo perspetivar o que vamos estar a fazer daqui a 3 ou 4 meses, o mais sincero que posso ser é que se agora perdermos 3, 4, 5 jogos seguidos, muito provavelmente vamos repensar tudo outra vez e ponderar se realmente está a correr bem ou não, faz parte do futebol, faz parte dos resultados, temos que saber viver com isso. A nossa perspetiva agora é garantir a manutenção e só depois, quando o conseguirmos alcançar, que nós acreditamos que vai ser possível, é que vamos pensar no que é que vai acontecer para a frente, primeiro o objetivo do Clube e depois logo percebermos o que dá para fazer.

César Lacerda: “O importante é que o Casa Pia tenha sucesso
Partilhar: