Casa Pia Atlético Clube - Site Oficial
Clube | 2022-12-12

Uma Homenagem sentida à Dr.ª Cristina Fangueiro

“Recordação de mais de 12 anos de colaboração institucional e de amizade. Para a Dr.ª Cristina Fangueiro, Presidente da Casa Pia de Lisboa. Da Direção do Casa Pia Atlético Clube – Ateneu Casapiano”.

Assim se podia ler a inscrição na estatueta do “Ganso de Ouro”, entregue à Dr.ª Cristina Fangueiro como símbolo de agradecimento do Clube pelos doze anos de trabalho, colaboração e amizade.

No passado dia 7 de dezembro, estiveram presentes no Estádio Pina Manique os Órgãos Sociais do Casa Pia Atlético Clube numa sentida homenagem à Dr.ª Cristina Fangueiro, que desde o dia 30 de novembro cessou funções como Presidente da Casa Pia de Lisboa. A pequena cerimónia decorreu na sala da Direção, que em tom de memória, gratidão, e também de futuro, fez da Casa Mãe a grande protagonista.

O Presidente do Casa Pia Atlético Clube, Vítor Seabra Franco, deu a palavra ao Dr. Santos Pinto, Diretor do jornal “O Casapiano”, que abriu as hostes agradecendo a entrega e amizade da Dr.ª Cristina Fangueiro, ao longo dos anos.

“Foi uma extraordinária amiga do Clube, é, e continua a ser uma associada do Clube, porque se foi a primeira responsável da Casa Pia foi também Presidente de Honra do Casa Pia Atlético Clube, e nisso nós temos muito prazer, portanto a felicidade maior que lhe posso desejar é saúde e a continuação da sua natureza casapiana”.

De seguida, o Dr. Luís Figueiredo, Presidente da Associação Casapiana de Solidariedade, elogiou a capacidade da Dr.ª Cristina em compreender a causa casapiana, e o contributo que teve para uma maior fluidez e colaboração entre as instituições, permitindo uma maior solidez e credibilidade nas relações da comunidade casapiana. Terminou a sua intervenção com algumas palavras de apreço.

“Eu agradeço-lhe Cristina, sabe que gosto muito de si, a minha gente gosta muito de si, as gentes do Casa Pia, a nossa comunidade, estão-lhe gratos e eu desejo-lhe toda a felicidade do mundo...”.

Tiago Lopes, Diretor Executivo da SDUQ, deixou um desafio para o futuro, a continuidade de um trabalho conjunto, no âmbito da responsabilidade social e da solidariedade.

“Com todo o nosso apoio, gostaríamos que a Dr.ª continuasse a fazer parte do nosso futuro, nós vamos desafiá-la daqui para a frente para que continue a fazer parte do dia a dia em todas as matérias sociais, e gostaríamos muito de contribuir para todas estas causas que eu sei que a Dr.ª tem, acho que teremos a capacidade de olhar para a génese desta casa, e faremos coisas muito interessantes”.

Por fim, a encerrar, o Presidente Victor Seabra Franco, reconheceu o trabalho extraordinário, a postura e a resiliência da Dr.ª Cristina Fangueiro perante as adversidades inerentes à gestão da Casa Pia de Lisboa, e o modo como ajudou a ultrapassar algumas crises da instituição. Elogiou a solidez entre a Casa Pia e o Clube que se fundou a partir de uma relação de respeito e de amizade.

“Foi uma relação extraordinária que a Direção do Casa Pia teve com a Dr.ª Cristina Fangueiro, isto não são palavras de mera cortesia, se fossem não estava aqui ninguém, termino agradecendo à Dr.ª Cristina o que fez pela Casa Pia de Lisboa, eventualmente com algum sacrifício pessoal e da família, sai pela porta da frente e isso deve constituir um orgulho para si”.

No final, a Dr.ª Cristina Fangueiro pronunciou algumas palavras de agradecimento aos casapianos e a todos os que contribuíram para a causa casapiana. 

“Foi por causa dos ex-alunos que a Casa Pia se aguentou, qualquer lugar desta natureza e a prestar este serviço, não se aguentava se não tivesse este background, aliás eu disse sempre, daqui a muitos anos a Casa Pia vai ser enaltecida de ter feito a introdução dos direitos das crianças em Portugal, porque foi a Casa Pia que fez a viragem. 

A Casa Pia vai resistir por que vos tem a vocês, são pessoas que são influentes, tem uma voz ativa e não deixaram cair a Casa Pia de Lisboa, assim como muitos trabalhadores que estão lá e ajudaram também a segurar esta casa. Portanto eu é que agradeço o grande privilégio que tive, a oportunidade de ter vindo para a Casa Pia, e de me ter cruzado na minha vida com todos vocês, um enorme gosto, um enorme prazer e uma enorme aprendizagem”.

A encerrar o momento, brindou-se à Casa Mãe com os olhos postos no futuro, mas sempre com o coração ligado ao passado.

 

Uma Homenagem sentida à Dr.ª Cristina Fangueiro
Partilhar: