Condolências
O Casa Pia Atlético Clube - Ateneu Casapiano e a Associação Casapiana de Solidariedade, com profundo pesar, participam que hoje, dia 10 de Novembro de 2022, pelo romper da manhã, faleceu no Hospital de São Francisco Xavier, onde se encontrava internado desde há uma semana, o ilustre Pintor Gil Teixeira Lopes, professor catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, era membro e académico honorário da Academia Nacional de Belas Artes, Medalha de Ouro das cidades de Génova e Mirandela. Internacionalmente é um dos mais premiados artistas portugueses de sempre.
Nascido em Mirandela em 1936, Gil Teixeira Lopes era filho do pintor Arlindo Teixeira Lopes de quem recebeu, as primeiras influências, entrou em 1947 para a Casa Pia de Lisboa onde cedo revelou a sua vocação artística, tendo como professores até 1955, Albertino Guimarães e Raul Xavier (desenho), Martins Correia (desenho e modelação) e Álvaro Perdigão (pintura). Bolseiro da Instituição Casapiana licenciou-se em 1960 na ESBAL, onde veio a fazer uma longa carreira pedagógica de professor de Pintura, tendo presidido ao seu Conselho Diretivo e Científico. Gil Teixeira Lopes foi bolseiro da Academia Nacional de Belas Artes e da Fundação Calouste Gulbenkian, em Espanha, França, Itália e Inglaterra. Está representado, para além de vários museus em Portugal, em Angola, no Museu Luanda; em Itália, na Galeria Degli Uffízi, de Florença; em França, na Biblioteca Nacional de Paris; na Polónia, nos Museus Nacionais de Cracóvia e Wroclaw; na Coreia, no Museu Nacional de Seul; na Noruega, nos Museus de Arte Moderna e de «Herman Hebler», em Fredddrikstad; nos Estados Unidos da América, na Biblioteca do Congresso, em Washington e no Museu der Bronx, de Nova Iorque; na Bulgária nos Museus de Sófia, Hystorical de Varna e nas Painting Callery de Tolbuhin e Loveca; na Bélgica nos Museus de Estampa, em Liège, e no Museu de Cultura, em Bruxelas; no Brasil, no Museu de Arte do Rio de Janeiro¸ no México, no Instituto Cultural Domeq e no Museu do Vaticano.
Sábado velório a partir das 15h30 capela dos Jerónimos. Domingo às 10h30 encomendação e crematório dos olivais pelas 11h45.
A missa do sétimo dia irá decorrer 17 no mosteiro dos jerónimos às 19h.
A Casapianidade ficou mais pobre!