Casa Pia Atlético Clube - Site Oficial

Imagens Históricas

O Clube

Ginásio Real Casa Pia de Lisboa

Em 1834, a Casa Pia constrói o primeiro ginásio de que há memória, através do seu provedor José Maria Eugénio de Almeida. Os aparelhos ficaram ao ar livre, até que, em 1877, é construído um espaçoso barracão. Aí, instalou-se um ginásio equipado de todos os utensílios e aparelhos necessários para o ensino da ginástica.

Administração da Casa Pia. (1881). “Relatórios da administração.” Lisboa.

1834

1ª revista de educação física

 

A Escola de Ginástica da Casa Pia dá os seus frutos –  Paulo Alfredo Emílio Lauret, antigo aluno nº. 107 publica “O GYMNASTA” a 1 ª revista de educação física.

 

1878

O Grupo Margiochi

Foi graças ao futebol que se desenvolveu o espírito associativo casapiano. A primeira expressão desse espírito materializou-se na formação do grupo Margiochi, entre 1890 e 1900, constituído por antigos alunos e cujo objectivo passava por homenagear o Provedor da Casa Pia, Francisco Simões Margiochi. É precisamente este grupo que, em 1894, constitui a primeira equipa escolar de futebol da Casa Pia. Uma vez saídos da Instituição, os jogadores dinamizariam o forte movimento clubista, ajudando a cimentar a prática desportiva.

1890

Primeiro jornal de ginástica manuscrito

Publicação do Jornal manuscrito “A União”, de que foi Director Pedro Guedes, o capitão da primeira equipa escolar de futebol da Casa Pia, que mais tarde se notabilizaria como Pintor e Professor. Tinha como Redactor Januário Barreto, o Médico que viria a ser o Primeiro Presidente do Sport Lisboa e como Editor Silvestre da Silva, guarda-redes da primeira equipa escolar.

Neste Jornal guardado na Biblioteca-Museu Luz Soriano chama-se pela primeira vez a atenção para o perigo do jogo de futebol, quando jogado sem regras e cuidado, publicando uma estatística de acidentes ocorridos em Inglaterra com a sua prática de forma descuidada.

"O foot ball quando jogado com parcimónia proporciona um certo desenvolvimento, porém quando se abusa d’ elle, como na Inglaterra, não é isento de sérios perigos, como se pode ver na seguinte estatística extrahida de um jornal do mesmo paiz. Na Inglaterra, de Setembro de 1888 a Janeiro de 1889 o foot ball occasionou 13 mortes, 15 fracturas de pernas, 4 fracturas de braços, 11 cabeças partidas, 3 ferimentos na região lombar, um nariz esborrachado, 1 quadril deslocado e uma cara quebrada (A União. n.º 4, 7 Set. 1893 [44])."

1893

Primeira tabela classificativa

13 de abril, já perto do final da época futebolística, o Diário Ilustrado, procedeu a uma sistematização dos jogos da época, a que chamou Record de Lisboa 8 de Dezembro de 1893 a 8 de Abril 1894, uma espécie de registo dos jogos efectuados respectiva classificação dos diferentes Clubes. A equipa da Casa Pia aparece com 5 jogos - 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 4 golos metidos e 1 sofrido. Os ingleses do Carcavelos Clube nas 7 vitórias alcançadas meteram 32 golos e sofreram apenas 3.  

1894

Os vencedores dos ingleses do Carcavelos Club

A equipa da Real Casa Pia de Lisboa que a 22 de janeiro de 1898, dia São Vicente, feriado em Lisboa, venceu os ingleses do Carcavelos Club. Deitado, de calção branco, o contabilista Daniel Queiroz dos Santos, o quinto Presidente eleito do Sporting, sucedendo a José Roquete (Alvalade). Na cadeira, à direita, o médico Januário Barreto, o primeiro Presidente eleito do Sport Lisboa e primeiro Presidente da Liga Portuguesa de Futebol. A bola, objeto caro para os casapianos, foi emprestada pelo prestigiado Ginásio Clube Português (G.C.P.), daí o rigor com que o pintor casapiano Pedro Guedes a segura e exibe.

1898

Campo Pequeno

Em 1899, são cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa à Real Casa Pia de Lisboa seis mil metros quadrados de terreno no Campo Pequeno com o objetivo de erguer uma Praça de Touros, em substituição da velha praça do campo de Santana, (inaugurada em 3 de Julho de 1831, data do 51º aniversário da Real Casa Pia de Lisboa). Nos terrenos frontais à Praça, por volta de 1899 fizeram-se os primeiros ensaios de futebol em Lisboa. A partir de 1892/1893, o Campo das Salésias passou a ser o palco preferencial para o jogo em Lisboa. A deslocação dos treinos para Belém contribuiu eficazmente para a implantação do futebol em Lisboa e no País. Foi, de facto, depois de 1892, ano em  que apareceu o futebol na Casa Pia, que se formou em Belém um bom núcleo de jogadores, alguns dos quais brilharam mais tarde nos grandes clubes de Lisboa e do País contribuindo de forma decisiva para a introdução, regulamentação e divulgação do novo jogo em Portugal.

1899

Associação do Bem

A primeira tentativa de formação de um clube casapiano foi a 24 de abril de 1903, quando uma Comissão Instaladora, da qual faziam parte os antigos alunos João Inácio Silva, António da Luz Lopes, José Rebelo Barão e Carlos Alberto Saraiva, homenagearam o Casa Pia e, simultaneamente, anunciaram o desejo de criar a Associação do Bem. Três meses mais tarde, era fundada esta associação cuja primeira sede foi na Rua Serpa Pinto, 48 (2.º andar), extinta em 1909. Em 28 de Fevereiro de 1904, a Associação do Bem, foi a principal força dinamizadora na formação em Belém com Sede na Farmácia Franco, propriedade do Casapiano Pedro Augusto Franco, 1º. Conde do Restelo, do Sport Lisboa.

1903

Francisco dos Santos primeiro jogador português a jogar no estrageiro

O Escultor autor da estátua do Marquês de Pombal, Francisco dos Santos pertenceu à primeira equipa de futebol da Casa Pia, torna-se no primeiro jogador português a jogar em Itália. Representou a Lázio de Roma nas épocas de 1907/08 e 1908/09. A sua boa preparação física, adquirida nas aulas de ginástica da Casa Pia e a sua inquestionável qualidade futebolística levou-o a capitão de equipa. Na imagem atrás, da esquerda para a direita em terceiro lugar.

 

1907

Primeira página as fotos da Direcção da Liga Portugueza de Foot-Ball

Na revista Tiro e Sport inclui na primeira página as fotos da Direcção da Liga Portugueza de Foot-Ball, na qual de destacam dois casapianos. O Dr. Januário Barreto, Presidente e Cosme Damião, Vogal. O Vice Presidente era Guy Barley, o Secretário e Tesoureiro António Diniz e o Vice Secretário Ernesto Magno. Neste mesmo número o Dr. Januário Barreto é entrevistado abrindo a página com o título “O que será, no foot-ball, a época de 1909-10”. Tratado como ‘o distinto propagandista’  respondendo à pergunta - Confia então no sucesso do foot-ball como elemento de educação physicada – da  seguinte maneira. "Não só da educação physica; é um sport que forma caracter. A Liga este ano, para que do jogo possam colher-se todos os benefícios, empenhar-se-há em promover a criação, nos clubes, de classes de gymnastica elementar, espécie de preparatórios. Outro empenho da Liga é o de criar uma estatística pormenorizada dos acidentes cirúrgicos ocorridos no exercício de futebol. Raros entre nós estes acidentes são o cavalo de batalha dos inimigos do jogo."  

1909

Grupo desportivo Luz Soriano

Formação do Grupo Sportivo Luz Soriano, )nome do antigo aluno da Casa Pia), naquela que foi a segunda tentativa de constituição de uma associação casapiana. O campo era em Alcântara. Competiu nos campeonatos da Associação de Futebol de Lisboa até ao ano de 1912, ano da sua extinção. Pela mão de Cosme Damião, ingressaram no Benfica os atletas casapianos do Soriano, com destaque para os elementos Florindo Tavares, Florindo Dias Serras e Aníbal Santos, que se juntaram a José Domingos Fernandes e Carlos Homem de Figueiredo.

1910

Primeira edição da revista "Football"

A 14 de Janeiro sai o primeiro número da Revista “Football”. Foi nesta revista de casapianos, que se concretizou a ideia da fundação de um clube de ex-alunos da Casa Pia de Lisboa, sendo então a Direcção da revista constituída por Cândido de Oliveira, Álvaro da Fonseca, Augusto Joaquim Faria, Ricardo Ornelas e Manuel de Almeida Cruz. Contou com diversos colaboradores entre os quais os Drs. António Aurélio da Costa Ferreira, José Pontes e Vitor Fontes. Teve como primeiro Director Raúl Vieira e como Editor Álvaro da Fonseca.

Cândido de Oliveira recordando a fundação desta importante Revista escreve na sua edição de 21 de Janeiro de 1922: “..Instalámo-nos na Rua da Rosa numa Sala do Sport Lisboa e ali vivemos as melhores horas da nossa vida no jornalismo desportivo. Nesta sala, uma saleta acanhada que a empresa daquele distinto semanário muito gentilmente pode ceder-nos, recebemos, por assim dizer, o nosso baptismo no jornal desportivo. Ali criou alento a ideia dominante de todos os casapianos: a fundação do seu Clube...”     

1920

Primeira equipa portuguesa de futebol a jogar em Paris

O Casa Pia é a primeira equipa portuguesa de futebol a jogar em Paris actuando no Estádio Pershing no Torneio Internacional daquela cidade conjuntamente com o Cercle Athlétic de Paris, Cercle Athlétic de Vitry, F.C. Cantonal (da Suiça) e F.C. Espanya de Barcelona. No jogo inaugural o campeão de França o Cercle de Paris bateu o Casa Pia por 2-1, sendo o golo casapiano apontado pelo capitão Cândido de Oliveira. 

 

1920

Auto da Fundação

Em 3 de Julho um grupo de jovens “Gansos” de que faziam parte entre outros, o jornalista Ricardo Ornelas, o internacional António Pinho, chefe de Secretaria da Casa Pia de Lisboa, o historiador  David Ferreira, pai do poeta David Mourão Ferreira e Mário da Silva Marques, o primeiro nadador olímpico português, liderados por Cândido de Oliveira, fundam a sua Associação Pós-Escolar, o Casa Pia Atlético Clube – Ateneu Casapiano hoje um dos baluartes do Desporto da Cultura e da Solidariedade, contribuindo de forma eficaz para  formação de jovens desportistas em Portugal.

1920

Os Primeiros presidentes do Casa Pia AC

Dr. Albino Vieira da Rocha: ex-aluno n.º 2211. Bacharel em Direto pela Universidade de Coimbra. Docente da Faculdade de Direito de Lisboa e Subsecretário de Estado das Finanças em 1917. Deputado da Nação. Dr. António Aurélio da Costa Ferreira: ilustre pedagogo e psicólogo, diretor da Casa Pia de 1910 a 1922, ano em que faleceu. Professor Alfredo Soares: ex-aluno n.º 1106 de 1878 a 1886. Professor e Director da Casa Pia de Lisboa de 1889 a 1901 Subdirector de 1898 a 1922 e Director de 1922 a 1928.

1920

Mario Silva Marques

No dia seguinte à fundação, coube ao nadador Mário da Silva Marques a honra de ser o primeiro atleta a representar oficialmente o clube, num festival nas docas de Alcântara. Dias depois, Mário da Silva Marques conquista a prova de 400 metros estilos, a contar para a Taça Associação Naval.

1920

Primeira equipa

No Campo de Palhavã, com arbitragem do ilustre casapiano Cosme Damião, a recém formada equipa Casa Pia, capitaneada por Cândido de Oliveira vence o Sport Lisboa e Benfica, por 2-1, conquistando o Bronze Herculano dos Santos (que homenageava o capitão do Benfica). Foi o primeiro troféu do Clube na modalidade de futebol.

1920

Primeira taça

Através de um dos fundadores a modalidade de natação trouxe para casa o primeiro troféu do clube. Atribuído a Mário da Silva Marques, a Taça Associação Naval foi conquistada numa prova de “Nadador Completo” em 4×100 metros para 4 estilos, no ano da formação do Ateneu Casapiano (1920). Ao primeiro nadador olímpico português (Paris 1924) coube, pois, a honra de ser o primeiro atleta a representar oficialmente o Casa Pia Atlético Clube - Ateneu casapiano.

1920

Casa Pia vence o Campeonato de Lisboa

O Casa Pia sagrou-se campeão de Lisboa, na época de 1920/21, sem derrotas e averbando sete vitórias e quator empates.

Marcaram 28 golos: Cãndido de Oliveira-7, Silvestre Rosmaninho-7, António Lopes-5, Alberto Loureiro-4, e Vasco Galvão-4.

1920

Primeira seleção Nacional integra 6 casapianos

Seis casapianos integram a 1ª. Selecção Nacional de Futebol: Cândido de Oliveira (cap.), Ribeiro dos Reis, António Pinho, Victor Gonçalves, José Maria Gralha e António Lopes. O jogo foi contra a Espanha tendo Portugal perdido por 3 – 1. Os equipamento usados eram de cor preta, pelo facto de terem sido emprestados pelo Casa Pia à seleção, uma vez que 11 anos após a implantação da República, havia ainda constragimentos em usar o equipamento com as cores verde e vermelho. Sendo que o preto é também a cor da cidade de Liaboa, origem de grande parte da equipa.

1921

É criada a primeira equipa de water-polo

O Casa Pia abriu a sua escola de natação e water-polo.

Na imagem, a equipa de primeiras categorias em 1923, da esq. para a dir.: Mário da Silva Marques, Reis Pinto, Edmundo Herculano, Franscisco Pinheiro e Joaquim Marques.

1923

Equipa de esgrima do Casa Pia Atlético Clube

A equipa de esgrima do Casa Pia Atlético Clube formada, de pé, da esq. para a dir., por. Fernando Farinha, Pedro Jaime Mourão, Ernesto Antunes da Silva, Veiga Manuel Calarrão, Tomás Rosa e Reinaldo Monteiro. Sentados, pela mesma ordem: Artur Costeira ( único atleta não casapiano), Mestre de armas António Martins e Albano Pimenta Araújo.

1923

Alberto da Fonseca sagra-se Campeão Nacional do Campeonato de Portugal de Boxe

Alberto da Fonseca (antigo aluno do Instituto Jacob Rodrigues Pereira o Colégio para alunos surdos da Casa Pia), sagra-se Campeão Nacional do Campeonato de Portugal de 1923 de Meios Pesados de Boxe pelo Casa Pia. Este título deverá ter sido o primeiro titulo nacional ganho por um atleta surdo .

1923

o primeiro jornal do Casa Pia AC

A 27 de setembro é lançado o primeiro orgão de comunicação oficial do Casa Pia Atlético Clube, o jornal O Atlético. Foi seu primeiro diretor, José da Cruz Filipa, que mais tarde se notibilizaria como Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, sendo também o primeiro português a integrar o Conselho Fiscal da FIFA, na gerência de Jules Rimet.

1924

Mário da Silva Marques representa Portugal nos jogos Olímpicos

A 3 de Julho em Paris Portugal está representado pela primeira vez em natação nos Jogos Olímpicos pelo nadador casapiano Mário da Silva Marques.

Na imagem o atleta a iniciar a prova.

 

1924

António Roquete em Paris

No jogo Paris-Lisboa em dezembro de 1926." Roquete mostra à cidade da luz como se defende no país do sol, como relatado pela imprensa após a exibição do guarda-redes.

1926

Participação do futebol português no Jogos Olímpicos

Primeira participação do futebol português em Jogos Olímpicos em Amesterdão. Os casapianos estão representados por Cândido de Oliveira (Treinador e Seleccionador) e pelo guarda-redes António Roquete, que haveria de ser uma das grandes figuras da Selecção portuguesa. A equipa foi escolhida e treinada por um comité técnico composto pelos casapianos Ricardo Ornelas, Ribeiro dos Reis, Cândido Oliveira (a tríade de vanguarda do jornalismo desportivo português) e ainda por Salazar Carreira.    

1928

O Professor José da Cruz Filipe é eleito Presidente da FPF

O Professor José da Cruz Filipe é eleito Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ocupando este cargo até 1942, sendo um dos presidentes que mais contribuiu para o prestígio alcançado internacionalmente pelo futebol português. Íntimo amigo de Jules Rimet, Cruz Filipe foi ainda membro do Conselho Fiscal da FIFA. Substitui neste cargo o também casapiano Raúl Vieira.

1934

Gustavo Teixeira foi pela primeira vez capitão da Selecção Nacional

Gustavo Teixeira foi pela primeira vez capitão da Selecção Nacional frente à Espanha que terminou com um empate 3-3. Aos 62 minutos Portugal perdia 3-0. O Selecionador Nacional, Cândido de Oliveira (de papilon na foto) no final do encontro diria que se não fosse Gustavo o Capitão, Portugal jamais conseguiria passar o resultado de 0-3 para 3-0. Ainda como atleta do Casa Pia Gustavo estreou-se na Selecção em 8 de Junho de 1930 frente à Bélgica.

1935

Campeão da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa

O Casa Pia sagra-se campeão da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa. Desta equipa fizeram parte o internacional António Roquete, Fernando Vaz e José do Carmo, estes dois últimos mais tarde Seleccionadores Nacionais de Seniores e Juniores (Na fila da frente da esquerda para a adireita, em segundo e em terceiro.) Sagrou-se igualmente campeão em 1ª e 2ª. categoria.

1935

Bandeira do Casa Pia Atlético Clube

A 3 de Julho de 1936 fixou-se para sempre a bandeira do Casa Pia Atlético Clube. Na cerimónia de comemoração do seu 16º aniversário realizada no Campo do Restelo na cerca da Casa Pia de Lisboa, foi Cosme Damião Presidente da Direção, acompanhado pelo Vice-Presidente Arqº António do Couto quem fez a receção à nova bandeira do Ateneu.

1936

Cruz Filipe entrega taça de campeão da I Liga Nacional ao SL Benfica

Cruz Filipe, antigo Presidente do Casa Pia atlético Clube, aqui na função de Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, entrega a taça de campeão da I Liga Nacional ao titular da direção do SL Benfica. À data, Cruz Filipe era também Presidente da assembleia geral do Casa Pia AC.

1937

O Casa Pia no II Torneio Popular de Atletismo

No Estádio José Manuel Soares, reuniram-se os participentes no II Torneio Popular de Atletismo onde o Casa Pia alcançou um interessante triunfo, tendo apresentado um homogénio conjunto de atletas.

1937

Mira Barroso bate o recorde Nacional de 80 metros

Mira Barroso, bate o recorde Nacional de 80 metros com o excelente  tempo de 8 segundos e 9 décimos. Por ter batido este recorde, e apesar de ter apenas 18 anos passou de imediato à categoria de seniores à luz dos regulamentos de então, tendo participado nos Campeonatos Nacionais, vencendo a eliminatória de 100 metros com o tempo de 11 segundos e 1 décimo, classificando-se em quarto na final.

Mira Barroso foi o primeiro atleta português a correr os 60 metros em menos de 7 segundos e os 80 em menos de 9. Foi ainda recordista de 100 metros com o tempo de 11 segundos, e da estafeta 3x60 metros com o tempo de 20 segundos e 6 décimos. 

1938

I Campeonato Nacional da I Divisão

O Casa Pia participa no I Campeonato Nacional da I Divisão, disputado pela Académica, Barreirense, Académico do Porto, F.C. Porto, Benfica, Sporting e Belenenses. Na imagem: Acedémico do Porto-Casa Pia no Restelo.

 

1938

Georgete Duarte

Georgete Duarte foi campeã de Portugal em 100m, 80 m barreiras, em comprimento e em altura, além de campeão de Lisboa nos 100 e 200m, em altura, nos 80m barreiras, no comprimento e no dardo. homenageada após 10 anos de carreira, 31 títulos e dez recordes nacionais. Na imagem Georgete Duarte de preto, nos 60 m, contando a meta em segundo lugar.

1940

O Casa Pia sagra-se campeão de Lisboa de Juniores de Basquetebol

O Casa Pia sagra-se campeão de Lisboa de Juniores de Basquetebol e é finalista da Taça de Portugal com o Vasco da Gama do Porto perdendo por 33-17. Desta equipa faziam parte entre outros, Campos Martins, Orlando Rodrigues, João Coutinho, Vasco Nogueira e Júlio Queiroz (pai do futuro seleccionador de Portugal de futebol Carlos Queiroz).

1943

Atletas do Casa Pia AC na inauguração do Estádio Nacional

Em 1944, numa tentativa de reconhecimento dos atletas de então, os atletas do Casa Pia desfilam na inauguração do Estádio Nacional.

Na primeira fila a contar da esquerda para a direita: Alberto Sampaio, Arcanjo, António José dos Santos(Pizabarro), Mário Ferreira, Pedro Santos e daniel Marques. Na segunda fila: Bento, Paiva, N.N., Tavares, António Santos e Manuel Rodrigues. O primeiro da terceira fila é carlos Lima.

1944

Primeira edição do jornal "A Bola"

É publicado o primeiro número do Jornal “A Bola”, fundado pelo Dr. Vicente de Melo e pelos casapianos Cândido de Oliveira e Ribeiro dos Reis que durante os dois primeiros anos teve como redactor Ricardo Ornelas com o pseudónio de Renato de Castro. Na Bola trabalhariam ainda os casapianos Augusto da Costa Valdez (Chefe de Redacção), Fernando Vaz, Reynaldo Monteiro, Dr. Fernando Cardote e José Reis.

1945

Equipa infantil que venceu a Taça Ministro da Argentina.

Equipa infantil que venceu a Taça Ministro da Argentina. 

1948

Equipa que vencedora do campeonato da I DIV de Basquetebol da época 1953/54

Equipa que venceu campeonato da I Div de Basquetebol da época 1953/54 e ascendeu à Divisão de Honra da ABL. De pé, da esquerad para a direita: Cardoso, Domingos Vicente, João Coutinho, Guilherme Ricardo e Bandeira de Carvalho. Na frente: Joaquim Paulinho, Fernado Jesus, Fernando Peleteiro, Alberto Ribeiro e Pereira da Silva.

1953

Inauguração do Estádio Pina Manique

29 de Agosto – Ao fim de 14 anos sem recinto desportivo devido à expropriação em 1940 do Campo do Restelo, o Casa Pia inaugura bem longe da Casa Mãe, a Casa Pia de Lisboa. O Estádio Pina Manique. Presentes, Futebol Clube do Porto, Vitória de Setúbal, Atlético Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Clube de Futebol “Os Belenenses”. Na inauguração, estiveram 15 000 pessoas. Estava consumado o esforço de Luís Costa Gomes, pois foi quem desenhou, orçamentou e dirigiu as obras de forma incansável, sempre em uníssono com Raul de Azevedo e Gomes Marques que trataram do processo, político, económico e burocrático da obra e com o Arquitecto casapiano Cândido Palma de Melo responsável pelo projecto de construção.

1954

Equipa campeã de Lisboa

A equipa que se segorou campeã do Campeonato Regional de Futebol da 1ª Divisão da AFL.

1960

Campeões da 1ª Divisão da AFL

O Casa Pia treinado pelo casapiano José do Carmo sagra-se campeão da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa e alcança a II Divisão Nacional, após 32 jogos consecutivos sem perder.

1964

Equipa vencedora do Distrital da 1ª Divisão

Equipa vencedora do Distrital da 1ª Divisão da AFL

1966

50º aniversário do Casa Pia Atlético Clube

No 50º aniversário do clube, um desfile dos ginastas no Estádio Pina Manique. Na imagem Mário Silva Marques, antigo olímpico e campeão nacional de natação, segura o estandarte do Casa Pia AC.

1970

Troféu Ricardo Ornelas

Em 1968 o Jornal “O Casapiano”, instituiu o “Troféu Ricardo Ornelas”, para premiar os Clubes mais disciplinados na I, II e III Divisões do Campeonato Nacional de Futebol, foram vencedores deste valioso troféu executado pelo escultor casapiano Helder Batista, na I Divisão, Sporting de Braga (na imagem, a ser entregue por Augusto Poiares em 1970), União de Tomar, Vitória de Setúbal e Sporting Farense; na II Divisão, Almada, Olhanense e Portimonense; na III Divisão, Faro e Benfica, Penalva do Castelo e Sporting Clube Vianense. A partir da época de 1972/73, devido às alterações disciplinares introduzidas nos regulamentos de provas (introdução dos cartões de advertência e expulsão, o troféu nunca mais foi conquistado por qualquer Clube.

1970

Adelino Teixeira Campeão Nacional de Populares pelo Casa Pia

No Algarve Adelino Teixeira, vencedor da Volta a Portugal em 1977, sagra-se Campeão Nacional de Populares pelo Casa Pia. Colectivamente o Casa Pia foi Vice-Campeão Regional de Perseguição - Equipas Populares.

1975

Conquista a 1ª. edição do “Torneio de abertura da AFL

A 15 de Agosto o Casa Pia conquista a 1ª. edição do “Torneio de abertura da Associação de Futebol de Lisboa - Equipas do Campeonato Nacional Prio -2017/2018” ao vencer após grandes penalidades (3-1), o Desportivo de Mafra. Antes havia eliminado o Clube Oriental de Lisboa (2-0) e a U.D. Vilafranquense (2-1). Treinador - Prof. Tiago Zorro, tendo como adjuntos Tiago Barreiro, Adélio Cândido e o Prof. Miguel Aleixo.

 

 

2017

Conquista do Campeonato Nacional Sénior de Hóquei de Campo

O Casa Pia, ao vencer o terceiro jogo do Playoff por 4-3 a Associação Desportiva de Lousada conquista o Campeonato Nacional Sénior de Hóquei de Campo. No primeiro jogo disputado em 10 de Junho no sintético do Jamor, os “gansos” venceram, por 4-1, perdendo em Lousada o 2º. Jogo por 1-0. Foi um feito histórico do Desporto Casapiano já que o Lousada era o detentor do título há 8 épocas, regressando o troféu à cidade de Lisboa ao fim de 32 anos. Realce-se que ao longo de 67 anos só três equipas de Benfica, Casa Pia (1), Clube de Futebol Benfica (6) e Sport Lisboa e Benfica (1)  tiveram o privilégio de interromper os títulos ganhos pelas equipas do norte do País. 

 

2018

Campeões do Campeonato de Portugal 2018/2019

A 23 de Junho no Estádio Nacional, o Casa Pia sagra-se Campeão do Campeonato de Portugal 2018/2019 ao derrotar na final a União Desportiva Vilafranquese na marcação de grandes penalidade, uma vez que o jogo terminou empatado 2 – 2. O capitão João Coito marcou os dois golos e o Guarda Redes Rafael Marques defendeu 2 grandes penalidades. Com este feito o Casa Pia Atlético Clube subiu à II Liga.

 

 

2019

Hugo Passos termina a carreira com bronze

Hugo Passosconquistou a Medalha de Bronze na  categoria  de -67kg de luta greco-romana dos Jogos Surdolímpicos. Na disputa do terceiro lugar, Passos de 42 anos, venceu o indiano Ajay Kumar por 11-10 terminando a carreira com a conquista da sua sétima medalha em Jogos Surdolímpicos. O lutador casapiano competiu em sete edições de Jogos Surdolímpicos desde Copenhaga 1997 ganhando quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

 

2022

Casa Pia sobe à 1ª Liga

A 15 de maio e 83 anos depois, o Casa Pia sobe de novo ao Escalão máximo do Futebol Português. Na última jornada da 2º. Liga em Matosinhos derrotou  por concludente 5-1 o Leixões, resultado que garantiu o 2º. Lugar no Campeonato e a subida imediata à 1ª. Liga.

2022