Casa Pia Atlético Clube - Site Oficial

História

O Clube

Casa Pia Atlético Clube

Fundado em 3 de Julho de 1920 ligado a uma história associativa que vem desde 1893, data em que se constituiu a equipa de futebol da Real Casa Pia de Lisboa, a primeira vencedora dos mestres ingleses do Carcavelos Club em 1898 numa vitória histórica que conquistaria o público para o novo jogo, cimentando para sempre a prática do futebol em Portugal, o CASA PIA ATLÉTICO CLUBE – ATENEU CASAPIANO – Associação Pós-Escolar da Casa Pia de Lisboa, é um dos mais ecléticos clubes portugueses, tendo praticado 25 modalidades desportivas, com a curiosidade de ter sido o único que praticou o Basebol regularmente, vencendo em 4 de Julho de 1923 no Campo das Laranjeiras a forte equipa da Colónia Americana por 25-24.

Por tradição, e devido ao facto de os casapianos terem contribuído de forma activa e decisiva na sua regulamentação, divulgação e implantação em Portugal, o FUTEBOL, é a principal modalidade do Ateneu. Assim, logo no ano da Fundação, 1920-21, o Casa Pia venceu sem derrotas os principais campeonatos: DISTRITAL DE LISBOA e TAÇA ASSOCIAÇÃO, um feito que não conseguiu ser igualado pelos três «grandes» de Lisboa: Benfica, Sporting e Belenenses. Vence também (2-0) o Campeão do Norte, o F.C. do Porto conquistando a Taça 27 de Julho. Este jogo correspondeu ao ensaio da final do Campeonato de Portugal iniciado na época seguinte (1921/22).

Aos 17 meses de vida o Casa Pia tinha já efectuado três Torneios no Estrangeiro – Paris, S. Sebastian e Sevilha. A equipa casapiana foi a primeira equipa portuguesa a jogar em Paris, actuando no Estádio Pershing no Torneio Internacional daquela cidade no Natal de 1920, conjuntamente com as equipas do Cercle Athlétic de Paris, Cercle Athlétic de Vitry, F.C. Cantonal (da Suiça) e F.C. Espanya de Barcelona, que encabeçavam as classificações nos campeonatos dos seus países. No jogo inaugural o Cercle de Paris venceu o Casa Pia por 2-1, sendo o golo casapiano marcado por Cândido de Oliveira. “toujours lui” disseram os franceses da sua portentosa exibição. Depois dos jogos Inter-Aliados, o Torneio Internacional do Estádio Pershing era a prova desportiva mais relevante que se realizava em França.

A deslocação a Sevilha em 16 de Outubro de 1921, teve como objectivo, a inauguração do campo de jogos do Sevilha F.C. O Casa Pia perdeu por 3-0. Em 13 de Novembro do mesmo ano, o Casa Pia inaugurou o campo do Vitória F.C. (Setúbal).

Em 13 de Dezembro de 1925, perante 15 mil pessoas, o Casa Pia inaugura o Estádio das Amoreiras, propriedade do S.L.Benfica, considerado o melhor estádio da Península. Os casapianos defrontaram o Benfica nas 4 categorias, com derrotas em Quartas por 8-1, em Terceiras por 11-0, em Segundas por 4-2, vencendo em Primeiras por 3-1.

O Casa Pia foi também a primeira equipa do continente a deslocar-se aos Açores. Fê-lo de forma gratuita e o convite partiu do Fayal Sport Clube para ali disputar 3 jogos a favor das vítimas do sismo ocorrido em 1922 naquele arquipélago.

72 presenças nos nacionais

Em 2021/2022 o Casa Pia regista a sua 72ª participação em Campeonatos Nacionais iniciados na época de 1938/1939, a única em que o Clube esteve na I Divisão, jogando no seu primeiro Campo, o Campo do Restelo, expropriado em 1939/1940 pelo Estado Novo para a realização da Exposição do Mundo Português. Sem campo próprio até 29 de Agosto de 1954, data da inauguração do Estádio Pina Manique em Benfica, bem longe de Belém e da Casa Pia, o Clube por campos emprestados a tudo resistiu conseguindo um palmarés brilhante em Campeonatos Nacionais como abaixo se discrimina:

I Divisão: 1 II Divisão: 37 III Divisão: 31 II Liga:3  I Liga: 1

Para trás ficaram presenças dignas de registo no Campeonato de Lisboa, a melhor prova que se disputava em Portugal e que o Clube venceu sem derrotas no ano da sua fundação, defrontando de seguida no Porto o Futebol Clube do Porto, Campeão do Norte vencendo por 2-0, conquistando a Taça 27 de Julho. Este jogo segundo os historiadores correspondeu ao ensaio do Campeonato de Portugal iniciado em 1921/1922 cujo vencedor foi o Futebol Clube do Porto….

Nota – Em 1980/90 disputámos o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Lisboa. Na época de 2013/2014 deixaram de disputar-se os Campeonatos Nacionais da II Divisão “B” e III Divisão disputando-se pela 1ª vez o Campeonato Nacional de Seniores. A partir deste época a presença é registado na II Divisão. Em 2019/2020 e após a conquista do título de Campeão de Portugal o Casa Pia ascendeu pela primeira vez à II Liga constituindo uma SDUD (Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas).