Casa Pia Atlético Clube
Estádio Pina Manique,
Parque de Monsanto, 1500-462 Lisboa
geral@casapia-ac.pt
Cultura, Solidariedade e Desporto
(+351) 210 513 911

“Foram 22 anos neste Clube, nunca me vou esquecer do CPAC, vai ficar sempre na minha memória, estará sempre no meu coração…”

Hugo Passos, conta vinte e dois anos de carreira no Casa Pia Atlético Clube, são mais de duas décadas preenchidas com muitas conquistas e muitas alegrias, não fosse o atleta um dos mais medalhados de Portugal. Recentemente, nos Jogos Surdolímpicos em Caixas do Sul, Brasil, Hugo conquistou a medalha de bronze, um prémio que fez questão de trazer para casa e assinalar de forma inesquecível aquela que foi a sua última participação em competições internacionais.

Ao longo da sua carreira conquistou mais de 89 títulos nacionais individuais e coletivos, sendo que 34 são de campeão nacional individual em Luta livre e Luta Greco-Romana. Soma ainda outros 44 títulos nacionais: nove de campeão nacional por equipas, 10 de campeão da Taça de Portugal, oito de campeão da Supertaça Fernando Gaspar e 17 de campeão da Taça da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras.

Além-fronteiras, competiu em 13 edições de Mundiais e em 15 de Europeus. Em 1999 ao ser vice-campeão da Europa de Juniores (ouvintes), conquistou para Portugal a única medalha desta competição. No mesmo ano foi ainda sexto classificado no Campeonato do Mundo de Juniores (ouvintes) e posteriormente alcançou igual posição no Campeonato da Europa de Seniores (ouvintes).

Participou nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, onde foi o 21.º classificado na categoria de 60 kg em Luta Greco Romana.

Nas competições exclusivas para lutadores surdos, Hugo Passos destacou-se nos Jogos Surdolímpicos, nos quais conquistou quatro medalhas de ouro (2001, 2005, 2009 e 2013), uma de prata (2017) e duas de bronze (2009, 2022). Foi duas vezes campeão do Mundo de surdos (2008 e 2011), uma vez vice-campeão (2008) e outra, terceiro classificado (2016), bem como duas vezes campeão da Europa de surdos (2000 e 2010), uma vez vice-campeão (2015) e outra, terceiro classificado (2019).

Com um inigualável percurso, foi condecorado com uma série de distinções, com destaque para Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído em 2015 pelo Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva. Em 2007, recebeu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Lisboa e recentemente foi nomeado Embaixador da Candidatura de Lisboa à Capital Europeia do Desporto em 2021.

Hugo Passos chegou ao mais alto nível como atleta, e também como homem, querido por todos, humilde e muito trabalhador, como é descrito por Mário Lopes, Vice-Presidente da Associação de Lutas Amadoras de Lisboa.

“É um bom rapaz, estimado por todos e humilde. Tem dado muitas alegrias a Portugal.”

Hugo irá continuar a sua carreira de treinador, como atleta despede-se, sendo a sua última passagem pelo tapete no próximo dia 22 de Maio.

“Foram 22 anos neste Clube, nunca me vou esquecer do CPAC, vai ficar sempre na minha memória, estará sempre no meu coração. Obrigada a todos pelo apoio!”

Em retribuição só há uma resposta possível. Obrigado nós, Hugo Passos!

Usamos cookies para lhe proporcionar uma experiência melhor.
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)