Casa Pia Atlético Clube
Estádio Pina Manique,
Parque de Monsanto, 1500-462 Lisboa
geral@casapia-ac.pt
Cultura, Solidariedade e Desporto
(+351) 210 513 911

Um desafio que revelou a raça e a resiliência de quem acreditou até ao fim

No extremo mais a norte da Eslovénia, rodeada pelas fronteiras da Áustria e da Hungria, fica a localidade de Puconci, onde decorreu o Campeonato Europeu de Hóquei Indoor, o Men´s challenge I 2022.  O Casa Pia participou neste campeonato, por ter vencido o Campeonato Nacional Indoor na época passada. Feito que não alcançou nesta temporada, tendo ficado em segundo lugar.

Com a desistência de duas equipas, os moldes do campeonato europeu foram alterados. As equipas jogaram todas contra todas, em vez do inicial modelo em que estavam divididas em dois grupos.

Após 12 longas horas de viagem, ainda sobraram forças para equipa se familiarizar com o ring e realizar um jogo de treino.

No dia seguinte, o primeiro jogo dos gansos foi frente à equipa da Eslováquia, o KPH Raca, que não apresentou grande resistência. O Casa Pia pôde festejar a primeira vitória por com 5 golos contra 1. Já no jogo da tarde, frente aos Inverleith HC, os destemidos escoceses que mais pareciam estar num campo de batalha, criaram barulho suficiente para desestabilizar a equipa preta e branca que embora tenha estado na frente do marcador no início do jogo, acabou por perder por dois golos de diferença contra os 5 golos da equipa de Edimburgo.  O dia terminou com um 3º lugar. Com mais 3 jogos pela frente, o tempo foi de reflexão e análise.

Segundo dia, à semelhança do dia anterior, a manhã foi de celebração, com 7 golos marcados, os gansos arrasaram a equipa da casa, os HK Triglav Predanovci, que marcou 5 golos. Na segunda partida do dia, frente aos líderes do campeonato, os suíços HC Rotweiss, o Casa Pia manteve o empate até aos últimos 10 minutos de jogo, foi então que numa reviravolta inesperada surgiram os dois golos da equipa suíça, concedendo-lhes assim a vitória, num jogo que terminou com um resultado de 5-3. Neste dia a equipa desceu para o quarto lugar da tabela.

Terceiro dia, quinto e último jogo. O duelo decisivo contra a segunda melhor equipa, os checos HC 1972 Rakovnik. Um resultado injusto e difícil de assentir, numa das melhores performances dos gansos em que o lema foi acreditar até ao fim. E foi mesmo até ao último minuto que a vitória estava do lado português, momento em que os checos retiraram à equipa das quinas o direito ao terceiro lugar igualando o resultado com 4 golos. O Casa Pia terminou assim em 4º lugar, oficializando a manutenção na divisão I. 

Foi um campeonato intenso, de muita entrega e muita aprendizagem, esperemos que para 2024 haja mais. Raça gansos!

Usamos cookies para lhe proporcionar uma experiência melhor.
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)