Casa Pia Atlético Clube
Estádio Pina Manique,
Parque de Monsanto, 1500-462 Lisboa
geral@casapia-ac.pt
Cultura, Solidariedade e Desporto
(+351) 210 513 911

Casa Pia homenageado pela FPF

No passado dia 10 de Novembro o Presidente do Casa Pia, Victor Seabra Franco, recebeu de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a camisola comemorativa do Centenário da Seleção Nacional. 

O encontro simbólico aconteceu na Cidade do Futebol, onde também esteve presente José Couceiro, Vice-Presidente da FPF. 

No descritivo da caixa pode ler-se a razão pelo qual o Casa Pia foi tão importante para a realização da primeira aparição da Seleção Nacional Portuguesa.

O dia em que as Quinas se mostraram ao mundo

O caminho para a realização do primeiro encontro da Seleção Nacional portuguesa começou a ser percorrido a 31 de março de 1914, data da fundação da União Portuguesa de Futebol-hoje Federação Portuguesa de Futebol.

No entanto, a primeira aparição da Equipa das Quinas apenas aconteceu mais de 7 anos depois, a 18 de dezembro de 1921, frente à Espanha.

Foi o primeiro duelo ibérico de sempre, um acontecimento verdadeiramente marcante na história do futebol português e o início da criação de uma cultura vincada de seleção que hoje em dia é reconhecida em todo o mundo. Mas não só! Numa altura em que Portugal ainda não tinha campeonato nacional, esta partida realizada em Madrid (e o entusiasmo que a rodeou) foi o mote perfeito para o futebol atingir o estatuto de desporto-rei no nosso país.

A camisola utilizada nesse domingo de sol no campo pelado do Atlético de Madrid é, por isso, uma preciosidade. As dificuldades logísticas fizeram com que os primeiros internacionais portugueses, orientados por uma comissão técnica que incluía Carlos Vilar, Pedro Del Negro, Reis Gonçalves, Virgílio Paula, Plácido Duro e Júlio de Araújo se apresentassem com equipamentos emprestados pelo Casa Pia Atlético Clube, sendo essa a razão pela qual a cor preta era predominante.”

No encontro, Fernando Gomes revelou gratidão ao Casa Pia e não escondeu a honra do encontro: “Nos primórdios do futebol português, o Casa Pia foi uma instituição muito importante no desenvolvimento da modalidade no país. Quisemos homenagear o clube ao entregar uma camisola desta edição exclusiva e especial. O Casa Pia deu a ‘mão’ em 1921 e estamos agradecidos por esse contributo. Sem essas ajudas iniciais a Federação não tinha chegado onde chegou”, reconheceu.

Usamos cookies para lhe proporcionar uma experiência melhor.
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)