Casa Pia Atlético Clube
Estádio Pina Manique,
Parque de Monsanto, 1500-462 Lisboa
geral@casapia-ac.pt
Cultura, Solidariedade e Desporto
(+351) 210 513 911

Dona Bárbara, 70 anos de Pura Devoção

Agora que os adeptos estão de regresso aos estádios, promete: “continuar a acompanhar os gansos para todo o lado.”

Poderíamos dizer que durante sete décadas a Casapiana de coração não falhou um único jogo, não fosse a pandemia, que quebrou a tradição da adepta mais assídua do CPAC.  Dona Bárbara ou Bárbara, como prefere ser chamada, já acompanhava o Casa Pia aos 17 anos de idade. “Os jogos nem eram aqui, eram no Restelo” e já ia e adorava, adorava aquilo, sempre adorei o Casa Pia.” Recorda.

Mais tarde, aos 24 anos, casou com o Casapiano Manuel Maria, no mesmo ano, tornou-se sócia, e desde então mantém as cotas em dia, as suas, as dos filhos, dos netos e do seu companheiro, que nos deixou há mais de duas décadas atrás.

A senhora que todos estimam, relembra os tempos em que mais Casapianos jogavam na equipa, “gostava que fossem mais”, refere. 

Durante a pandemia continuou a apoiar a equipa nos jogos televisionados: 

“Adoro futebol, vejo muitos jogos e claro o Casa Pia sempre! Adoro vê-los com o equipamento vestido a passar na televisão, mas já tinha saudades da alegria de ver os jogos ao vivo, agora que já posso assistir aos jogos no estádio, mantenho a tradição, continuar a acompanhar os gansos para todo o lado.”

A “casapiana” reside na Associação Casapiana de Solidariedade. Agora que está tão perto, a octogenária não resiste em fazer uma visita diária ao lugar onde, “sente uma imensa felicidade”, o Estádio Pina Manique. 

É com grande emoção que desce a rua, e é ao centro do peito que exibe a pregadeira com o emblema.

Usamos cookies para lhe proporcionar uma experiência melhor.
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)