Casa Pia Atlético Clube
Estádio Pina Manique,
Parque de Monsanto, 1500-462 Lisboa
geral@casapia-ac.pt
Cultura, Solidariedade e Desporto
(+351) 210 513 911

Morreu o escultor António Cândido, ‘Ganso de Ouro’ e pilar da Biblioteca-Museu Luz Soriano

O Casa Pia Atlético Clube lamenta informar o falecimento do escultor António Cândido, seu sócio efetivo número 134, ‘Ganso de Ouro’ e um dos grandes pilares do engrandecimento da sua Biblioteca-Museu Luz Soriano.

António Cândido de Brito Rebelo Reis da Silva, que foi um distinto aluno da Casa Pia de Lisboa entre 1933 e 1944, faleceu hoje com 92 anos. O seu funeral realiza-se às 16H00 de quinta-feira, 26 de dezembro, no Crematório de Cascais, aonde o corpo vai estar em câmara ardente a partir das 10H00.

Considerado um dos mais ilustres e distintos associados do Casa Pia Atlético Clube – Ateneu Casapiano, o escultor António Cândido colaborou desde sempre com a Biblioteca-Museu Luz Soriano, sendo determinante para o seu engrandecimento artístico e cultural. Em virtude da sua enorme contribuição e dedicação, foi um dos poucos casapianos galardoados pela Direção do clube com o troféu ‘Ganso de Ouro’.

Foi o autor da medalha comemorativa dos 200 anos da Casa Pia de Lisboa e dos 60 anos do Casa Pia Atlético Clube, bem como do Troféu Fernando Vaz, que está exposto no Centro Cultural Casapiano, e do busto de Mário da Silva Marques, o primeiro nadador olímpico português e fundador do Casa Pia AC, para a piscina da Casa Pia de Lisboa existente em Belém.

Sempre presente nas manifestações culturais, desportivas e de solidariedade do Casa Pia AC e da Casa Pia de Lisboa, António Cândido foi ainda um exímio remador do Clube Naval de Lisboa, cuja escola de remo tem o seu nome.

Usamos cookies para lhe proporcionar uma experiência melhor.
PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)